Educação e verdade: uma análise edipiana a partir de michel foucault
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v7i2.295Palavras-chave:
Educação, Parrhesía, Filosofia, VerdadeResumo
Esta pesquisa de Iniciação Científica possui abordagem qualitativa, teórica e reflexiva. Teve por objetivo desenvolver uma análise sobre uma parte da obra de Michel Foucault, tendo por fundamentação principal, A verdade das formas jurídicas. A obra é composta de cinco conferências que introduzem uma visão Foucaultiana sobre a Verdade. Investiga-se, em especial, a segunda conferência, em que ele desenvolve o mito de Édipo, distante da visão psicanalítica, mas que se aproxima da questão de poder. O ponto de partida deste artigo é sobre a Educação, o saber e a verdade, ou seja, a parrhesía a partir da ideia de paidéia. Desenvolve-se em três seções. A primeira seção trata sobre a paidéia, a educação grega, na qual se atenta para o contraste entre os dois poetas gregos, Homero e Hesíodo, quanto às concepções sobre o caráter e a virtuosidade entre os gregos, ou seja a areté. Contudo, também é tratado a virtude da parrhesía. Na segunda seção, tem-se as técnicas jurídicas gregas, em que se busca a produção da verdade, isso através do desenrolar sobre o mito de Édipo. A terceira seção, possui a abordagem sobre a parrhesía, momento este em que se adentra às outras conferências de Foucault, que foram realizadas na Universidade da Califórnia, em Berkeley. A educação e a verdade naqueles tempos da paidéia eram complementos da areté. Sabe-se que a verdade no Ocidente passou por várias transformações. No entanto, ao longo deste trabalho acredita-se que a parrhesía, possua traços fundantes que podem ser valorativos em nossa contemporaneidade.
Downloads
Referências
BRANDÃO, Juanito de Souza. Mitologia Grega. Vol. 1. Rio de Janeiro. Editora Vozes, 1986.
BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia. Trad. David Jardim Júnior. 26˚ed Rio de Janeiro: HarperCollins, 2017
BURNS, Edward McNall. História da Civilização Ocidental I. Trad. Lourenço Machado e Leonel Vallandro. 28˚ ed. Rio de Janeiro -RJ: Globo, 1986.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo - SP: Ed. Ática, 2000.
CHAVES, Ernani. Michel Foucault e a verdade cínica. Campinas - SP: PHI LTDA, 2013.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Trad. Roberto Cabral de Melo Machado e Eduardo Jardim Morais, supervisão final do texto Léa Porto de Abreu Novaes et al., Rio de Janeiro: NAU, 2002.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Trad. Marcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 3˚. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2006.
FOUCAULT, Michel. Discurso e verdade: seis conferências dadas por Michel Foucault, em Berkeley, entre outubro e novembro de 1983, sobre a parrhesía. Trad. Aldo Dinucci, Alfredo Julien, Rodrigo Brito e Valter Duarte. Prometeus - Filosofia em Revista. Ano 6 - Número 13 – Edição Especial - E-ISSN: 2176-5960.
GIL, Gilberto. Drão. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil Ltda.1982. Três minutos e dezesseis segundos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LAsAYoZ0aKs Acesso: 17 jun. 2023.
HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Introd., trad. e comentários Mary de C.N.Lafer. São Paulo: Editora Iluminuras, 2002.
HOMERO, Ilíada. Trad. Frederico Lourenço 1˚ ed., São Paulo - SP: Penguin Classics Companhia das Letras, 2013.
JAEGER, Werner. Paidéia: A formação do homem grego. Trad. Arthur M. Parreira. 6˚ ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
REALE, Miguel. Lições preliminares de Direito. 27˚ed. São Paulo - SP: Saraiva Jur, 2002.
SILVEIRA, Carlos Roberto da. As Deusas da justiça, os Homens e as vendas da injustiça. Theoria - Revista Eletrônica de Filosofia. Pouso Alegre. Volume 03, Número 07. Ano de 2011.Disponível em: https://www.theoria.com.br/edicao0711/asdeuseasdajustica.pdf
SILVEIRA, Carlos Roberto da. A Educação Socrática como “Modo de Vida”: a Imagem do “Cuidado de Si” na Beleza Poética do Sátiro. Revista Horizontes. Itatiba. Volume. 32, Número. 2, p. 109-119, jul./dez.2014. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/180 DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v32i2.180
SÓFOCLES. Trilogia Tebana. 8ª ed., trad. Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro - RJ: Zahar, 1998.
VERNANT, Jean-Pierre. Mito e tragédia na Grécia Antiga. Trad. Bertha Halpern Gurovitz e Helio Gurovitz. Ed. 2˚. São Paulo: Perspectiva, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 teste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).