Educação e verdade: uma análise edipiana a partir de michel foucault

Autores

  • Vinícius Cubero Valentim Lemos Universidade São Francisco
  • Carlos Roberto da Silveira Universidade São Francisco
  • Evandro Luiz Amaral Ribeiro Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v7i2.295

Palavras-chave:

Educação, Parrhesía, Filosofia, Verdade

Resumo

Esta pesquisa de Iniciação Científica possui abordagem qualitativa, teórica e reflexiva. Teve por objetivo desenvolver uma análise sobre uma parte da obra de Michel Foucault, tendo por fundamentação principal, A verdade das formas jurídicas. A obra é composta de cinco conferências que introduzem uma visão Foucaultiana sobre a Verdade. Investiga-se, em especial, a segunda conferência, em que ele desenvolve o mito de Édipo, distante da visão psicanalítica, mas que se aproxima da questão de poder. O ponto de partida deste artigo é sobre a Educação, o saber e a verdade, ou seja, a parrhesía a partir da ideia de paidéia. Desenvolve-se em três seções. A primeira seção trata sobre a paidéia, a educação grega, na qual se atenta para o contraste entre os dois poetas gregos, Homero e Hesíodo, quanto às concepções sobre o caráter e a virtuosidade entre os gregos, ou seja a areté. Contudo, também é tratado a virtude da parrhesía. Na segunda seção, tem-se as técnicas jurídicas gregas, em que se busca a produção da verdade, isso através do desenrolar sobre o mito de Édipo. A terceira seção, possui a abordagem sobre a parrhesía, momento este em que se adentra às outras conferências de Foucault, que foram realizadas na Universidade da Califórnia, em Berkeley. A educação e a verdade naqueles tempos da paidéia eram complementos da areté. Sabe-se que a verdade no Ocidente passou por várias transformações. No entanto, ao longo deste trabalho acredita-se que a parrhesía, possua traços fundantes que podem ser valorativos em nossa contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Vinícius Cubero Valentim Lemos, Universidade São Francisco

Graduando em Direito, pela Universidade São Francisco (USF). Foi bolsista PIBIC no projeto de iniciação cientifica - USF, intitulado como "Educação, Foucault e Diálogos contemporâneos", pesquisa a qual é realizada na área de Direito, Educação e Filosofia. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETECLA), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Membro colaborador da comissão permanente de Direitos Humanos da 16˚ª Subseção (OAB - SP).

Carlos Roberto da Silveira, Universidade São Francisco

Pós-Doutor em Educação pela Universidade São Francisco (USF-SP). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (USF-SP). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Teorias Críticas Latino-Americanas (GPETECLA). Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Estudos Foucaultianos na Educação (GPEFE), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação USF (Certificado pelo CNPQ). Membro Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA), da Universidade do Açores (UAc- Portugal).

Evandro Luiz Amaral Ribeiro, Universidade São Francisco

Graduado em Direito pela Universidade São Francisco (1998). Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Professor da Universidade São Francisco (USF), lecionando disciplinas nos Cursos de Direito, CST Gestão e Negócios e CST Políticas Públicas.  Atualmente é aluno regular do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Doutorado, da USF, consultor educacional, produtor de conteúdos universitário.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Lemos, V. C. V., Silveira, C. R. da, & Ribeiro, E. L. A. (2023). Educação e verdade: uma análise edipiana a partir de michel foucault. Revista Ensaios Pioneiros, 7(2). https://doi.org/10.24933/rep.v7i2.295

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO