PRÁTICA EXITOSA EM FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA CHAVE NA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Autores/as

  • Dilnei Giseli Lorenzi Universidade São Francisco
  • Iara Lúcia Tescarollo Universidade São Francisco
  • Márcia Aparecida Antônio Universidade São Francisco
  • Felipe Cavalaro Universidade São Francisco
  • Renata Bernardo Universidade São Francisco
  • Fábio Andrijauskas Universidade São Francisco
  • Marcelo Augusto Gonçalves Bardi Universidade São Francisco
  • Daisy Machado Universidade São Francisco
  • Priscilla Perla Tartarotti von Zuben Campos Universidade São Francisco
  • Cristina Aparecida Medeiros Nunes da Silva Universidade São Francisco
  • Júlia da Silva Moraes Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v6i2.279

Palabras clave:

Ensino Superior. Formação docente. Processo de ensino e aprendizagem.

Resumen

Planejar e organizar um programa de formação na perspectiva do ensino superior, que atenda às demandas do mundo contemporâneo em função dos anseios institucionais e organizacionais é um desafio relevante e instigante. Este relato de experiência tem como objetivo compartilhar resultados de uma prática exitosa voltada para formação continuada docente por meio da implementação de um projeto institucional denominado Programa CHAVE na Universidade São Francisco. O estudo envolveu uma pesquisa de caráter retrospectivo e análise documental, com levantamento quantitativo e estatística descritiva. Os dados foram coletados entre os anos de 2016 a 2022, por meio de um sistema especializado que viabilizou o acompanhamento de formação de todos os colaboradores da USF. Por meio de técnicas computacionais, foi possível analisar os dados e realizar cruzamentos específicos entre eles. A partir dos resultados obtidos foi possível observar que a concepção e estruturação do programa interno de formação alcançou índices superiores a 100% de engajamento de docentes e de técnico-administrativos logo no primeiro ano de existência (2019), quando comparado às atividades e iniciativas isoladas executadas para o mesmo fim em períodos anteriores ao ano de 2019. Tal comportamento pode ser atrelado à estratégia da Universidade São Francisco em seu planejamento estratégico (2019-2022), dando espaço à institucionalização do Programa e gerando estratégias para ampla divulgação e engajamento da audiência. Por fim, deve-se destacar que o objetivo do Programa foi cumprido e, uma vez estimulado, causou verdadeiro movimento institucional entre docentes e técnicos-administrativos, com propostas de formação aderente às necessidades de cada público e respeitando o rol de temáticas propostas em cada momento/ciclo do Programa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDREASSA JUNIOR, G.; FINCK, N.L.; LOZZA, S.I.; Prates, S.C. (Org.). Aprendizagem Ativa: Métodos e Desafios na Educação Superior. 1ed.Curitiba: Editora Íthala, 2019, p. 169-186.

BRASIL. Diário Oficial da União. Ministério da Educação/Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 04 mar. 2022.

FERREIRA, L. F. S.; SILVA, V. M. C. B.; MELO, K. E. da S.; PEIXOTO, A. C. B. Considerações sobre a formação docente para atuar online nos tempos da pandemia de COVID-19. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–20, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24761. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24761. Acesso em: 4 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24761

FONTELLES, M. J. et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista paraense de medicina, v. 23, n. 3, p. 1-8, 2009.

GARZON ARTACHO, E. et al. Teacher training in lifelong learning—The importance of digital competence in the encouragement of teaching innovation. Sustainability, v. 12, n. 7, p. 2852, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/su12072852

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse estatística da educação superior 2017. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gob.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 04 mar. 2022.

KANWAR, A.; BALASUBRAMANIAN, K.; CARR, A. Changing the TVET paradigm: new models for lifelong learning. International Journal of Training Research, v. 17, n. sup1, p. 54-68, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/14480220.2019.1629722

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 9a ed. São Paulo, SP: Atlas, 2021, 368p.

LORENZI, D.; TESCAROLLO, I. L.; ANTÔNIO, M.A. Formação continuada docente no Ensino Superior: uma perspectiva sistêmica e disruptiva. Rev. Educ., Brasília, ano 43, n. 162, p. 174-193, jun./set. 2020.

MODELSKI, D; AZEREDO, I.; GIRAFFA, L. Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias. REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 116–133, 2018. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/678 . Acesso em: 28 mar. 2023.

TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TESCAROLLO, I.L.; BARDI, M. A. G. Aprendizagem ativa: trajetórias para inovação no ensino em saúde. In: ANDREASSA JUNIOR, G.; FINCK, N.L.; LOZZA, S.I.; Prates, S.C. (Org.). Aprendizagem Ativa: Métodos e Desafios na Educação Superior. 1ed.Curitiba: Editora Íthala, 2019, p. 169-186.

USF. Universidade São Francisco. Relatório de Sustentabilidade 2020. EDUCAÇÃO E PANDEMIA: ressignificando as práticas educativas. 2020. Disponível em: https://issuu.com/grupobj/docs/relatorio_usf_social_2020/81?fr=sNzZhMjQwNDIzNTA. Acesso em: 4 mar. 2022.

Publicado

2023-04-24

Cómo citar

Lorenzi, D. G., Tescarollo, I. L., Aparecida Antônio, M., Cavalaro, F., Bernardo, R., Andrijauskas, F., Gonçalves Bardi, M. A., Machado, D., Perla Tartarotti von Zuben Campos, P., Medeiros Nunes da Silva, C. A., & da Silva Moraes, J. (2023). PRÁTICA EXITOSA EM FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA CHAVE NA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. Revista Ensaios Pioneiros, 6(2). https://doi.org/10.24933/rep.v6i2.279

Número

Sección

EDUCAÇÃO E ENSINO