ELABORAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O CONTEÚDO SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores/as

  • Igor Roberto Faria Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto
  • Isabela Fader Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto
  • José Pezzonia Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP)
  • Raquel Cortez Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v6i1.239

Resumen

O jogo didático (educativo) é uma ferramenta fundamental para a promoção do ensino/aprendizagem nas escolas particulares e públicas. Pode facilitar o entendimento de conteúdo, estimular o trabalho em grupo, a socialização, bem como auxiliar nas abordagens de assuntos considerados tabus para alunos e professores. O jogo é uma atividade lúdica que infelizmente é pouco praticada, perdendo, portanto, para o ensino tradicional, ou seja, com aulas teóricas, conteudistas, expositivas e exercícios sistematizados para a memorização. Este trabalho teve por objetivo demonstrar a importância dos jogos educativos, em especial para o conteúdo de sexualidade no Ensino Fundamental II. Acredita-se que a partir da aplicação do jogo os alunos, de maneira divertida e descontraída, possam compreender conteúdos relacionados à sexualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Igor Roberto Faria, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto

Graduado em ciências biológicas pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - FHO (2016/2021). Sou assistente de pesquisa I no Centro de Tecnologia Canavieira (2023), na área de criação de Diatraea saccharalis suscetíveis e resistentes. Atuei como auxiliar de laboratório no controle biológico das pragas da cana-de-açúcar com foco na produção de Cotesia flavips e Diatraea saccharalis na Usina São João. (2021-2023)

Isabela Fader, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto

Mergulhadora Autônoma, graduada de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO. Realizou estágio obrigatório no Grupo Ecomudas pelo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto - FHO e no Instituto Agronômico - Centro Apta. Citros Sylvio Moreira (IAC) - Laboratório de Microbiologia. Possui experiência na área da Educação pela E. E. Carlota Fernandes de Souza Rodini. Participou do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ecologia e Conservação - Interação Planta-Animal e do Grupo Dimensões Humanas para Conservação da Fauna Silvestre (GEPEC). Fez parte do Grupo de Estudo em Toxicologia In Vitro e, nas Atividades Vivenciais Lúdicas na Aprendizagem de Zoologia e Meio Ambiente. Realizou um Voluntariado no Centro de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM).

José Pezzonia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP)

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto (FHO). Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Entomologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), e membro do Laboratório de Ecologia Comportamental e de Interações (LECI) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Raquel Cortez, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto

Possui graduação em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (1990), graduação em Pedagogia - Claretiano Centro Universitário (2017), graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes - Matemática - Claretiano Centro Universitário (2015) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor assistente do Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, arte, ensino, modalidade, recuperação, reforço e recuperação.

Publicado

2023-04-17

Cómo citar

Roberto Faria, I., Fader, I. ., Pezzonia, J., & Cortez, R. (2023). ELABORAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O CONTEÚDO SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Ensaios Pioneiros, 6(1). https://doi.org/10.24933/rep.v6i1.239

Número

Sección

EDUCAÇÃO E ENSINO