BRONQUITE AGUDA: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v6i2.269Abstract
RESUMO. A bronquite é uma das doenças respiratórias mais comuns e, dentre os seus tipos, a forma aguda é uma das principais causas da procura médica, afetando a saúde de crianças e adultos. Apesar disso, há escassez em informações sobre a patologia, tendo em vista que a bronquite crônica é a mais divulgada, sendo uma doença causada pela exposição prolongada a agentes irritantes, com inflamação das vias aéreas e do parênquima pulmonar, tosse persistente e muco excessivo por um período de 3 meses por no mínimo 2 anos consecutivos, tendo como características principais tosse e expectoração intensa pela manhã, principalmente no inverno, possuindo como tratamento antitússicos, antiinflamatórios, antibióticos, broncodilatadores e fisioterapia respiratória. O objetivo deste estudo foi analisar e disseminar conhecimento acerca da bronquite aguda para toda a comunidade, uma vez que se trata de uma doença de caráter inflamatório, causada por vírus ou agentes irritantes e que pode evoluir para cronicidade. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em ferramentas eletrônicas como Cochrane, Cureus, Google Acadêmico e Scielo, bem como livros de autores renomados sobre o assunto. No que concerne, verifica-se que há 10 milhões de casos de busca médica anualmente para a bronquite aguda, com grande associação às condições climáticas e doenças respiratórias agudas, sendo a infecção viral e o uso do tabaco a causa principal. De acordo com as pesquisas realizadas, pode-se concluir que os estudos sobre a doença precisam avançar, considerando o desprovimento de conteúdos e a falta de conclusões concretas em relação à bronquite aguda.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 teste
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).