MENINGITE BACTERIANA: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v6i1.266Abstract
A meningite é caracterizada pela resposta inflamatória das meninges e pode ser desencadeada por diversos agentes infecciosos presentes no corpo. A taxa de mortalidade da meningite é relevante no país, afetando principalmente crianças. O objetivo deste estudo foi discorrer sobre as principais espécies de bactérias causadoras desta patologia: Haemophilus influenzae, Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae, bem como seu diagnóstico, tratamento e prevenção, além de disseminar o conhecimento sobre o assunto que é de extrema importância para a saúde pública. A inflamação das meninges é capaz de desencadear uma série de consequências para a saúde do paciente, sendo elas mais brandas ou mais graves dependendo do agente infeccioso e sua cepa, estas vão desde os sintomas iniciais como febre e dores no corpo à perda de consciência, podendo deixar sequelas que envolvem perda de habilidades motoras e surdez. Seu tratamento consiste principalmente na administração de antibióticos e anti-inflamatórios, que visam atingir o microrganismo causador da doença e controlar a resposta inflamatória do corpo. Os métodos de prevenção equivalem a evitar contato com pessoas infectadas e a vacinação. Sendo assim, a meningite bacteriana causada pelas principais bactérias estudadas precisa ser prevenida, além de maiores estudos visando conscientizar a população devido à sua seriedade e mortalidade.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 teste
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).