A Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e o debate sobre sua consolidação jurídica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v8i1.442

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Ensino Superior, Lei n° 14914/2024

Resumo

Este artigo tem como objeto a análise, na perspectiva legal e política, sobre a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), publicada em 3 de julho de 2024, com objetivo de mapear e sistematizar o histórico legal relacionado ao programa, oferecendo um panorama abrangente sobre o seu desenvolvimento jurídico. Foi realizada uma pesquisa documental, em leis e decretos, destacando a importância desse processo para a garantia de direitos e para a democratização do acesso à educação. Os resultados mostraram que o debate sobre a continuidade e o aprimoramento das políticas de assistência estudantil no Brasil fortalece seu papel na promoção da igualdade de oportunidades para os jovens da educação superior e da educação profissional, científica e tecnológica em nível médio e técnico das instituições federais brasileiras.

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Biografia do Autor

Sônia Aparecida Siquelli, Universidade São Francisco (USF)

2Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade São Francisco.

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Publicado

2024-12-04

Como Citar

Pizza, S. N., & Siquelli, S. A. (2024). A Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e o debate sobre sua consolidação jurídica. Revista Ensaios Pioneiros, 8(1). https://doi.org/10.24933/rep.v8i1.442

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO