REPERCUSSÕES DA PANDEMIA DA COVID-19 DURANTE O CICLO GRAVÍDICO PUERPERAL E AÇÕES DE ENFRENTAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v5i2.226Resumo
Este artigo teve os objetivos de demonstrar como a Pandemia da COVID-19 afetou a sociedade, especialmente as mulheres, durante o período do ciclo gravídico puerperal e de propor ações de enfrentamento para minimizar as consequências. O estudo tem relevância social, porque a gestante é considerada do grupo de risco para a COVID-19, que devido às mudanças físicas e emocionais, pode apresentar certa vulnerabilidade no seu sistema imunológico, permitindo que se agrave pela contaminação. Foi feita uma Reflexão Teórica com a ajuda da literatura, contextualizando a Pandemia, mostrando as mudanças que tiveram que ser adotadas para a contenção do vírus e suas consequências para a mulher, desde a gestação até o nascimento do bebê. O confinamento social e o risco de contaminação afetaram os rituais de confraternização, que não são recomendados por conta da aglomeração; este isolamento pode favorecer a depressão pós-parto e desencadear outros sintomas psicológicos. A rotina das Maternidades também foi afetada. Os seus Direitos Trabalhistas só mudaram com relação ao trabalho remoto. Não foi encontrada a transmissão do vírus de forma vertical da mãe para para o bebê, o que favorece a amamentação. O leite materno tem sido apontado como fator de proteção para a COVID-19. Os estudos mostram que a contaminação do bebê tem se dado por outras pessoas do seu círculo. O parto normal tem sido o mais recomendado. As ações de enfrentamento proposta para as mães visaram o cuidado de si de forma integral e podem servir como recurso para o trabalho dos profissionais
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).